2015 será ano de eleição no Conselho Tutelar de Pirapora
Flávia Lediane de Oliveira Simas
3° período de Jornalismo – FUNORTE
Cinco novos conselheiros tutelares serão escolhidos por meio de votação realizada no dia 04/10, para mandato de quatro anos. Os interessados em se candidatar a uma das vagas poderão se inscrever entre os dias 22/04 e 27/05, na sede da Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais (Sefam), na avenida Otávio Carneiro, 223, bairro Santo Antônio. O processo é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura.
Para se candidatar, de acordo com o edital, os interessados devem residir no município de Pirapora há pelo menos dois anos, ter idade superior a 21 anos, possuir carteira de habilitação categoria B, comprovar experiência em atividades ligadas à defesa e atendimento dos direitos das crianças e adolescentes, entre outros requisitos. O processo será realizado em quatro etapas: inscrição dos candidatos; prova de aferição de conhecimentos sobre a área de atuação dos conselheiros; avaliação psicológica e eleição dos candidatos por meio de voto.
De acordo com o presidente do CMDCA, Válter Dantas de Castro, “somente os candidatos habilitados após avaliação psicológica e prova de conhecimentos participarão da eleição, conforme regras previstas no edital. Os candidatos poderão promover as suas candidaturas por meio de debates, reuniões, entrevistas e distribuição de panfletos”. Ainda segundo ele, “poderão votar todos os cidadãos maiores de 16 anos, inscritos como eleitores no município”. A posse dos cinco candidatos eleitos está prevista para 10/01/2016.
A secretaria municipal da Família e Políticas Sociais, Carla Valéria Soares Vita, que acompanha de perto o processo, destacou a importância da realização de um criterioso processo de eleição de novos conselheiros. “Os Conselheiros têm a missão de zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar providências em situações de vulnerabilidade pessoal e social das crianças e adolescentes, como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação, por isso temos que ter profissionais bem preparados para exercer esse papel”, lembrou.
Jésos Fagundes em: Avanço tecnológico desperta o desejo por celulares cada vez mais modernos
Professor Euprônio. Obrigado por participar e ajudar a construir este ...
Euprônio em: Avanço tecnológico desperta o desejo por celulares cada vez mais modernos
O uso do celular se tornou tão imperativo quanto o uso do sapato. Sem ...
Jéssica Dias em: Site Eu Jornalista, produzido por acadêmicos, será lançado no dia do jornalista
A equipe editorial agradece, Alana. Continue acessando o site. ...